domingo, 23 de outubro de 2011

O pão francês de outrora!


Olá povo lindo!

Olha só, o clima está agradabilíssimo em Cuiabá,esta noite dormi como um bebê com aquele ventinho frio entrando pela minha janela... Bom demais!

Bem, hoje é domingo e você acordou com um preguicinha, tá sem um pingo de coragem de ir até a padaria comprar seu pãozinho, mas com muita vontade de comer aquele pão quentinho, saindo do forno. Eis minha dica para ter isto sem sair de casa: sempre congele os pães que sobram. Mas congele no mesmo dia que comprou e não depois que o pão ficou duro.

Faço assim: sempre a tarde compro uns pães a mais e depois que tomamos nosso café da tarde, os pães que sobram vão direto pro congelador, daí nestes dias preguiçosos, eu coloco estes pães congelados em uma assadeira e levo ao forno por cerca de 10 minutos. Pronto, é só se deliciar!

Atenção: Não pode ser no forno microondas, ok? Tem que ser o forno a gás ou elétrico. E não deixe mais tempo que isto, pois daí o pão vai torrar e ficar duro. 

Se fizer como ensinei o pão ficará como se você tivesse comprado aquele pão quentinho na padaria.

Experimentem e depois me contem! Eu indico!

Um domingo maravilhoso para todos vocês!

Daniela Carvalho



3 comentários:

Andre Martin disse...

Há muitos anos adoto esta "técnica" de congelar pãezinhos, para "revivê-los" fresquinhos (isto é quentinhos, como novos!), como se tivessem saído do forno da padaria.
MAS, funciona sim com microondas perfeitamente! É preciso saber o ponto para retirá-los de lá, senão ficam muxibentos e borrachentos ou duros e ressecados, quando não ainda congelados por dentro, no meio.
O tempo e a potência de descongelamento pelo microondas, depende da quantidade de pães e do próprio aparelho... Há que se achar o ponto/tempo certo de cada um.
Mas que funciona, funciona, e em menos de 2 minutos (melhor que esperar 10! rsrs)

E, mais uma curiosidade:
sabia que "pão francês" é só no Brasil? Lá na França não tem destes não! rsrs

Daniela Carvalho disse...

Olha só que coisa boa, meu amigo André Martin incrementando a dica do Pão Francês de Outrora". Sou fã do André e sempre a muito o que aprender com ele.
Agora sem querer abusar de você, mas já abusando, vou querer que nos diga uma média de tempo e potência para conseguirmos o mesmo resultado no microondas, pois confesso que tentei de diversas formas e todas as minhas tentativas foram frustadas.
Beijo enorme!

Andre Martin disse...

Mas que menina mais abusada! (rsrs)
Não se acostume, heim?!

Então, como eu disse antes, não há uma fórmula exata para isto funcionar, porque depende da quantidade de pães, do peso deles, como cada padaria faz, da época do ano, do tipo do microondas, cada um tem um potência diferenciada para os "mesmos" números de outros aparelhos, como também os botões e nomenclatura são diferentes.

Mas que funciona, funciona.

Vai ter que ser na base de tentativa e erro. Vai perder alguns pãezinhos, mas uma hora, acerta e tudo fica perfeito!

(É que nem aquela frase: "Você até pode encontrar seu príncipe encantado, mas antes vai ter que beijar muitos sapos!" rsrs)

Aqui em casa, faço assim (em média): quando aperta o "descongelar", aparece um 0,2 (que deve significar 200 gramas). Como cada pão francês em teoria tem 50 gramas (acho que menos!), quando coloco 4 ou 5 pãezinhos, deixo os 0,2 mesmo; se coloco 2 ou 3 mudo para 0,1. Daí ligo e espero apitar para girar. Abro a portinha, reviro todos os pãezinhos, e deixo por mais alguns segundos (dai vem a prática, que é muito mais feeling)... Quando tem muitos (0.2), deixo dar o segundo apito e verifico, geralmente estão prontos. Quando tem poucos (0.1), interrompo antes do segundo apito pra virar, em algum tempo "redondo", e verifico se retiro ou deixo mais alguns segundos.

Outra dica é que, dependendo da consistência do pão e da potência do microondas, o pãozinho esquenta e amolece por fora, e ainda fica congelado por dentro (da pra sentir quando se aperta). Neste caso, retire assim mesmo, pois o calor de fora do pão vai acabar de amolecer o miolo, depois na mesa. Se deixar mais um pouco dentro do aparelho, pra mim acontece dele perder a umidade e ressecar todo por fora, fica horrível.

Também não vale a pena recongelar o pão descongelado, pois da próxima vez não fica bom e nem como novo. Por isto, como caça, só pegue o que vai comer! rs