terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Você tem um plano?


Olha só: primeiro post de 2012! 

Quero desejar um ano realmente abençoado para vocês e que seus sonhos tornem-se reais.

Desde o final do ano passado estou fazendo planejamentos, no trabalho fiz o planejamento estratégico para 2012 e também os famosos planos de ação. Confesso que antes de estudar sobre planejamento, achava tudo muito complexo, um bicho de 7 cabeças que eu pobre mortal jamais conseguiria domar. Mas me considero uma garota abençoada, pois no meu primeiro ano da faculdade de Administração tive o privilégio de ter como professor o Sr. Luiz Antonio de Carvalho, que nos ensinou, de uma forma que eu e muitos dos meus colegas jamais esquecemos, como fazer um planejamento.

Planejar é algo que fazemos o tempo todo, mesmo que inconscientemente. Toda vez que você sai de onde está e vai para algum lugar, automaticamente você planeja como fará aquilo. Só que você não fala pra ninguém e nem escreve isto. E eu penso que o fato de falar para alguém o que você quer e/ou escrever em algum lugar, é o que acaba intimidando as pessoas. É como se um compromisso fosse assumido e o fato de não cumpri-lo passa ser frustante.

Para mim o planejamento funciona como um Norte, uma direção a ser seguida e isso me ajuda muito. Todas as coisas que resolvi planejar em minha vida, eu consegui conquistar. A compra do meu primeiro carro zero (1), as empresas nas quais quis trabalhar (2), os cargos que quis alcançar (3), a compra do meu segundo carro zero (4), a viagem para rever familiares que não via a mais de 20 anos (5), meu retorno para Cuiabá (6), Cristã Country - Festa Country Gospel da Igreja na qual congrego (7), tomar sorvete de abacate (8)... Enfim, todas estas coisas foram frutos de planejamento.

Meu amigo blogueiro André Martin, pediu que eu citasse 5 planejamentos que funcionaram como planejado... Citei aqui 8, pois prefiro o 8 ao 5... rsrs! Não conversei com o André sobre sua pergunta e talvez ele estivesse questionando sobre planejamentos que funcionaram EXATAMENTE como foram planejados. Cada etapa da forma e no tempo em que foi determinado... Isto pode acontecer? Creio que até pode, mas o que considero primordial é atingir o objetivo final.

Não podemos pensar no planejamento como algo definitivo e estático, é bom que seja dinâmico e quase sempre sofrerá adequações pelo percurso. Muitas são as variáveis (internas e externas) e a mudança é a única certeza. Desta forma temos que estar atentos ao que foi planejado e sermos ágeis nas adequações.

Eu indico que você planeje o que quer. Aproveite o início do ano para isto, quer momento mais propício que este? Pegue lápis e papel, ou seu lap top, tablet ou coisas do gênero, vá para um lugar agradável (de preferência onde não será interrompido), - Vale levar alguma coisa para beber e beliscar (chá de jasmim e chocolate meio amargo com laranja são meus preferidos), vale também ter trilha sonora. - comece a escrever o que quer, como pretende alcançar e em quanto tempo. Depois de pronto, deixe isto em lugar bem visível, para que veja todos os dias (este é o pulo do gato). 

Eu transformo meus planejamentos em Quadro dos Sonhos (um painel com imagens que representam tudo que quero pra mim), que fica em uma das paredes do meu quarto. Fico olhando todos os dias para meu Quadro dos Sonhos e esta é minha técnica para não perder o foco.

Escolham para onde querem ir, senão alguém pode escolher por você. Vai que você não gosta, né?

Em 2012 tenha o SEU PLANO! Eu Indico!

Beij8s!


Nenhum comentário: